O Financiamento do Ensino Superior Português
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NOTA DE APRESENTACAO
O financiamento do ensino superior tem sido tema central do debate politico e social, em Portugal e no mundo. Estranhamente, pelo menos entre nos, a investigacao cientifica parece alheada desta problematica. Ha excepcoes dignas de registo, como os trabalhos do Alberto Amaral e do CIPES ou a tese de Belmiro Cabrito, mas e evidente a escassez de estudos nesta area.
A ausencia de um conhecimento rigoroso tem levado a repetir as mesmas ideias c banalidades, quase sempre falsas ou enganadoras, que em nada contribuem para instaurar uma reflexao seria e informada. Tambem as politicas publicas se tem ressentido deste facto, com diagnosticos deficientes e uma compreensao empobrecida da realidade.
Desenvolvida no ambito da Economia da Educarao, a tese de Luisa Cerdeira vem alterar significativamente este estado de coisas. Ha Tres aspectos que merecem destaque e que revelam bem a qualidade do trabalho que agora se publica em livro.
Em primeiro lugar, a pertinencia e a coragem na escolha do tema, Num momento historico quente nao e facil produzir estudos cientificos que se devem reger por regras proprias e que nao se podem deixar contaminar por outros niveis de analise ou de discurso. Luisa Cerdeira esta bem consciente deste perigo, o que nao a impede de produzir uma tese que ilustra de forma brilhante a importancia da ciencia para a sociedade e para a politica. O impacto publico da sua investigacao, nos meios academicos e na comunicacao social, e a recompensa merecida de uma opcao ousada, que concebe o trabalho cientifico como um elemento fundamental de suporte as politicas publicas.
Em segundo lugar, a dimensao internacional da tese. No campo da educacao, e das ciencias sociais em geral, os estudos comparados, reco- nhecidamente necessarios, sao sempre de dificil concretizacao. A insercao de Luisa Cerdeira no International Comparative Higher Education Finance and Accessibility Project (State University of New York at Butialo) e a co-orientacao do seu doutoramento por um dos maiores especialistas mundiais nesta area, Bruce Johnstone, permitiram-lhe sistematizar um conjunto impressionante de dados e interpretar o caso portugues a luz de um enquadramento mais global.
Em terceiro lugar, o rigor e a profundidade do trabalho empirico. Com grande frequencia, os trabalhos comparados, de maior amplitude, tendem a revelar-se frageis do ponto de vista empirico. Nao e o que se passa com a pesquisa de Luisa Cerdeira. Bem pelo contrario. A recolha estatistica e os inqueritos aos estudantes, tal como sao apresentados e analisados nos capitulos 3 e 4, confirmam o rigor da metodologia utilizada e a qualidade das suas reflexoes e conclusoes.
Estas tres caracteristicas - relevancia social, dimensao comparada e profundidade analitica - nao sao faceis de reunir num mesmo trabalho. Luisa Cerdeira consegue-o. Com grande criatividade e talento, constroi uma tese inspiradora, que alia o rigor cientifico ao interesse social.
O financiamento do ensino superior portugues constitui, ja hoje. uma tese de referencia no mundo universitario, com grande impacto em Portugal e junto de varios grupos e redes internacionais. Luisa Cerdeira afirma-se como investigadora de prestigio, com uma dimensao universitaria que a projecta, no plano nacional e internacional, como uma das autoras que marcara, a partir de agora, os estudos economicos sobre o ensino superior.
ANTONIO SAMPAIO da Novoa
Reitor da Universidade de Lisboa
Indice Geral
Parte I - Questoes Actuais do Financiamento do Ensino Superior
Parte II - Trabalho Empirico da Investigacao
- Autor(es):
- CERDEIRA, LUISA
- Dimensões:
- 23,0cm x 16,0cm x 2,5cm
- Páginas:
- 670
- ISBN:
- 9789724039787
- Código:
- 0000013623
- Código de barras:
- 9789724039787
- Data de Lançamento:
- 01/01/2009
- Peso:
- 1170
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Informações do produto
NOTA DE APRESENTACAO
O financiamento do ensino superior tem sido tema central do debate politico e social, em Portugal e no mundo. Estranhamente, pelo menos entre nos, a investigacao cientifica parece alheada desta problematica. Ha excepcoes dignas de registo, como os trabalhos do Alberto Amaral e do CIPES ou a tese de Belmiro Cabrito, mas e evidente a escassez de estudos nesta area.
A ausencia de um conhecimento rigoroso tem levado a repetir as mesmas ideias c banalidades, quase sempre falsas ou enganadoras, que em nada contribuem para instaurar uma reflexao seria e informada. Tambem as politicas publicas se tem ressentido deste facto, com diagnosticos deficientes e uma compreensao empobrecida da realidade.
Desenvolvida no ambito da Economia da Educarao, a tese de Luisa Cerdeira vem alterar significativamente este estado de coisas. Ha Tres aspectos que merecem destaque e que revelam bem a qualidade do trabalho que agora se publica em livro.
Em primeiro lugar, a pertinencia e a coragem na escolha do tema, Num momento historico quente nao e facil produzir estudos cientificos que se devem reger por regras proprias e que nao se podem deixar contaminar por outros niveis de analise ou de discurso. Luisa Cerdeira esta bem consciente deste perigo, o que nao a impede de produzir uma tese que ilustra de forma brilhante a importancia da ciencia para a sociedade e para a politica. O impacto publico da sua investigacao, nos meios academicos e na comunicacao social, e a recompensa merecida de uma opcao ousada, que concebe o trabalho cientifico como um elemento fundamental de suporte as politicas publicas.
Em segundo lugar, a dimensao internacional da tese. No campo da educacao, e das ciencias sociais em geral, os estudos comparados, reco- nhecidamente necessarios, sao sempre de dificil concretizacao. A insercao de Luisa Cerdeira no International Comparative Higher Education Finance and Accessibility Project (State University of New York at Butialo) e a co-orientacao do seu doutoramento por um dos maiores especialistas mundiais nesta area, Bruce Johnstone, permitiram-lhe sistematizar um conjunto impressionante de dados e interpretar o caso portugues a luz de um enquadramento mais global.
Em terceiro lugar, o rigor e a profundidade do trabalho empirico. Com grande frequencia, os trabalhos comparados, de maior amplitude, tendem a revelar-se frageis do ponto de vista empirico. Nao e o que se passa com a pesquisa de Luisa Cerdeira. Bem pelo contrario. A recolha estatistica e os inqueritos aos estudantes, tal como sao apresentados e analisados nos capitulos 3 e 4, confirmam o rigor da metodologia utilizada e a qualidade das suas reflexoes e conclusoes.
Estas tres caracteristicas - relevancia social, dimensao comparada e profundidade analitica - nao sao faceis de reunir num mesmo trabalho. Luisa Cerdeira consegue-o. Com grande criatividade e talento, constroi uma tese inspiradora, que alia o rigor cientifico ao interesse social.
O financiamento do ensino superior portugues constitui, ja hoje. uma tese de referencia no mundo universitario, com grande impacto em Portugal e junto de varios grupos e redes internacionais. Luisa Cerdeira afirma-se como investigadora de prestigio, com uma dimensao universitaria que a projecta, no plano nacional e internacional, como uma das autoras que marcara, a partir de agora, os estudos economicos sobre o ensino superior.
ANTONIO SAMPAIO da Novoa
Reitor da Universidade de Lisboa
Indice Geral
Parte I - Questoes Actuais do Financiamento do Ensino Superior
Parte II - Trabalho Empirico da Investigacao
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Especificações
- Autor(es):
- CERDEIRA, LUISA
- Dimensões:
- 23,0cm x 16,0cm x 2,5cm
- Páginas:
- 670
- ISBN:
- 9789724039787
- Código:
- 0000013623
- Código de barras:
- 9789724039787
- Data de Lançamento:
- 01/01/2009
- Peso:
- 1170